Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

Publicado em: 14/07/2017 00:00 | Fonte/Agência: SEMED Irituia

A Prefeitura Municipal de Irituia, através da Secretaria Municipal de Educação, adere ao novo ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino oferecido na Rede Municipal. O termo assinado pelo Secretário Municipal de Educação, Professor Gleice Antonio, firma o compromisso de alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente nos demais anos do ensino fundamental, fomentar a qualidade da aprendizagem na idade adequada e diminuir ainda mais a distorção idade-ano na educação básica.
O PNAIC irá contribuir no aperfeiçoamento da formação continuada dos professores alfabetizadores (1º ao 3º ano) da Rede Municipal, construir propostas para a definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Com o PNAIC, pretende-se ainda reduzir ainda mais a distorção idade-série e melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A obtenção dos resultados pretendidos pelo pacto passa, necessariamente, pela mudança da prática pedagógica e pelo desenvolvimento de diversas iniciativas.
Em Irituia, o novo ciclo será coordenado pela Professora Edna Leite e as ações do pacto são compostas ainda por programas, materiais didáticos em grande quantidade e de alta qualidade para todas as crianças, referências curriculares e pedagógicas, que serão disponibilizadas pelo Ministério da Educação, e implantação de sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento.
“Vamos trabalhar com toda determinação possível para garantir a progressão continuada e que os meninos e meninas Irituienses possam ter garantidos seus direitos de aprendizagem, conhecimentos, capacidades e habilidades, nessa fase escolar”, disse o Secretário Municipal de Educação, Professor Gleice Antonio, que assina pela segunda vez um termo de adesão do PNAIC, sendo que o primeiro foi assinado em 2012, na implantação inicial do programa no Município.