Censo Escolar 2017

Publicado em: 09/06/2017 00:00

A Prefeitura Municipal de Irituia, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou o preenchimento do Censo Escolar da Rede Municipal de Ensino. A ação é realizada em todas as 105 unidades administradas pela SEMED.
Realizado anualmente, o Censo Escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – INEP, em parceria com as secretaria estaduais e municipais, funcionando como um inspetor, ele  é um instrumento de coleta de informações que dão subsídio para desenvolver diversos projetos dentro das escolas e controle de gastos.
A coleta de informações está sendo feita pela Coordenadora Maria da Paz Peniche, juntamente com Diretores(as) e Secretários(as) Escolares, com previsão de término até 30 de julho de 2017.
Após a coleta, os dados serão enviados para o Inep. Essas informações serão utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.